Top

Plano de Carreira: 3 passos para elaborar o seu!

Plano de Carreira: 3 passos para elaborar o seu!

Antes de dizer quais são os 3 passos para o planejamento de sua carreira, é importante que você entenda o que é planejamento de carreira.

Quando falamos em plano de carreira, é preciso pontuar a qual ponto estamos nos referindo, pois existem dois tipos: o da organização e o plano individual. Neste post, o foco será dado no plano individual. Veja a definição e diferença de cada um deles.

O plano de carreira da organização: A organização/empresa, formaliza quais são as oportunidades de crescimento oferecidas, a descrição dos cargos e quais os critérios de avaliação, parâmetros, metas e benefícios para cada patamar hierárquico existente na empresa.

Já o plano de carreira individual é um plano produzido por você com base nas suas ambições para o futuro, seja na empresa em que você trabalha atualmente ou fora dela. Lembre-se: não existem limitações para o seu plano de carreira. Você pode ter o objetivo de mudar completamente de sua área de atuação, assim como eu mudei.

O importante é que você tenha definido quais serão os passos necessários para concretizar este objetivo, como prazos e ações bem definidos. Aliás, todo planejamento deve ser feito a curto, médio e longo prazo. É claro que ele pode sofrer alterações ao longo do tempo, seja devido a uma mudança nas suas ambições ou à outras circunstâncias inesperadas. Mesmo assim, você sempre precisa ter uma visão de longo prazo.

Em um país com grande instabilidade financeira e política, que podem e afetam até mesmo os planos de aposentadoria, é importante que se tenha um planejamento, inclusive considerando vários cenários.

Para um bom planejamento você deve seguir os passos abaixo e responder as perguntas:

1º. Passo: Definir sua área de atuação.

  • Qual especialização?

2º passo: Definir quais os níveis hierárquicos que pretende alcançar, com prazos.

  • Qual cargo você espera ter aos 25, 35, 45 ou 55 anos?
  • Será em empresa ou você terá sua própria empresa (empreendedor)?

3º passo: Entender quais habilidades precisa ter em cada cargo do seu plano de carreira

  • Quais habilidades para um cargo técnico?
  • Quais habilidades para um cargo de gestão?
  • Quais habilidade para ser um empreendedor?
  • Como você irá desenvolver as habilidades para cada fase?
  • Quais recursos financeiros você irá precisar?
  • Qual o prazo para se desenvolver em cada habilidade?

Planejar é trabalhoso e exige que você seja honesto e integro com você mesmo, o sucesso exige mais e está em suas mãos.

Pense com coração e aja com a cabeça, que no final dá tudo certo!

No Comments

Post a Comment


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.