O que aprendi com Jack Welch?
Você sofre com o seu líder? As vezes você tem a percepção que ele poderia fazer melhor?
⠀
Em 2006, no auge dos meus 29 anos, sedenta pelo sucesso profissional e recém promovida a um cargo de gestão, li o livro: Paixão por vencer, De Jack Welch considerado na época o CEO número 1 do mundo, o livro falava sobre gestão, liderança e carreira para todos os níveis, mas parecia ter sido escrito pra mim.
Jack Welch, comandou a GE que se tornou a maior empresa de capital aberto dos Estados Unidos, com o valor de mercado da companhia saltando de US$ 12 bilhões para US$ 410 bilhões. Welch ficou conhecido por cortar milhares de empregos, e comprou e vendeu uma série de negócios dentro da GE, expandindo a gigante industrial para os serviços financeiros e de consultoria.
⠀
Hoje ao receber a notícia de sua morte, tive a sensação de perder alguém que me aconselhava e até de ouvir a sua voz na frase: “Controle o seu destino ou alguém controlará. “.
⠀
Relembrando o que li neste livro, que está entre os 10 que mais contribuíram para minha carreira, lembro-me que falava sobre valores, missão, fraqueza, diferenciação, entre muitos outros assuntos extremamente pertinentes ao ambiente corporativo.
Mas o capítulo que mais me marcou e que acredito que ali a sementinha do coaching foi semeada em mim, foi o capítulo que ele falava sobre como conseguir o emprego certo e a melhor maneira de ser promovido, eu nunca mais me esqueci disso e inclusive sempre falava para os meus colaboradores o quando era importante está no emprego certo para você, aquele que você acorda com vontade de ir trabalhar.
Fica a dica de leitura para reflexão do seu trabalho atual.
E você tem algum livro que marcou sua carreira? Me conta!